RELATÓRIO SEMANAL

Algodão Na 48

Brasil

As perspectivas para a safra de 2021 ainda são muito incertas. Como mencionado na semana passada, os produtores têm a opção de plantar algodão com algum risco de atraso, plantar milho em vez de algodão como segunda safra, ou abandonar sua soja e algodão em dezembro. Então é muito difícil estimar a área plantada. O resultado da safra é ainda mais difícil de prever; em condições climáticas perfeitas, mesmo as lavouras de algodão semeados tardios poderiam dar um bom retorno, mas qualquer coisa menos do que o tempo perfeito poderia criar uma redução de rendimento pesada e problemas de qualidade. Assim, no mercado você pode ouvir qualquer tipo de estimativa, de 2,0 milhões até 2,7 milhões de Tns. Por enquanto, acreditamos que a faixa de 2,3-2,5 milhões de Tns é realista, mas certamente não é uma estimativa concreta.

Projeção de semeadura do algodão em Mato Grosso.

Projeção de semeadura do algodão em Mato Grosso.

Segundo levantamento feito pelo Imea, o atraso na semeadura da soja em MT tende a afetar o algodão 2asafra, devido ao ciclo do algodoeiro ser mais longo que o do milho “exigindo “que a cultura seja semeada até final de janeiro. Assim, considerando a estimativa atual de área para o algodão e de colheita da soja, a projeção da curva de semeadura da fibra mostra que menos de 50% das áreas poderão estar semeadas até o fim de janeiro. Tal cenário poderá influenciar alguns produtores a deixarem de cultivar o algodão, devido à probabilidade de redução na produtividade. Com os altos custos da cultura, o produtor tende a não correr tanto risco ainda mais como milho valorizado. Porém, é importante destacar que algumas regiões do estado terão que ressemear a soja, o que pode dar lugar ao algodão safra, principalmente os produtores que já negociaram boa parte da safra 20/21 e terão que produzir mesmo com os riscos apontados, podendo modificara curva de plantio

Mercado do algodão no mundo

EUA

A safra de algodão dos EUA é agora 69% colhida de acordo com o relatório de progresso da cultura. Atualmente, a colheita está 3% à frente do ano passado e 5% acima da média de 5 anos.

O Delta e o Sudeste secaram esta semana, favoráveis à colheita em estágio final. Oeste do Texas continuou seco também, mas as chances de chuva estão aparecendo para este fim de semana. A chuva se materializar será uma bênção e uma maldição. Grande parte da região está em condições extremas de seca que precisam muito de precipitação, mas o algodão ainda está no talo esperando para ser colhido.

Vendas de exportação dos EUA:

As vendas líquidas de 131.400 FARDOS para 2020/2021 caíram 45% em termos de semana anterior e 40% em média anterior. Os aumentos principalmente para o Vietnã (64.000 FARDOS), Paquistão (33.100 FARDOS), Turquia (22.500 FARDOS), Indonésia (13.100 FARDOS) e Malásia (5.500 FARDOS), foram compensados por reduções principalmente para a China (24.200 FARDOS) e Japão (5.000 FARDOS).

Exportação dos EUA:

As exportações de 277.300 FARDOS caíram 5% em 5% em da semana anterior, mas um aumento de 13% em 13% em média anterior de 4 semanas. As exportações foram principalmente para a China (134.700 FARDOS), Paquistão (34.800 FARDOS), Vietnã (33.700 FARDOS), Turquia (17.600 FARDOS) e México (13.900 FARDOS).

China

Há histórias sobre problemas de qualidade, e principalmente na longitude da fibra. Isso não só na área de Xinjiang, mas em toda a China. Contra isso, a demanda de importação e o spread entre o origem e o a longitude da fibra vai mudar.

Índia

Na Índia, somos informados de que houve boas vendas durante o fim de semana e que o CCI (Governo Indiano) aumentará os preços na segunda-feira. Lembramos que o CCI possui pelo menos 4,0 milhões de fardos indianos (170 kg) de safra antiga e que na parte norte da Índia o CCI já comprou 1,75 milhões fardos de nova safra. No entanto, as fábricas na Índia continuam a se sair bem e há uma sensação otimista sobre o mercado indiano. O algodão indiano tem um preço atraente para o desembarque de Bangladesh em cerca de 400 on para a alta qualidade, tornando-o o Algodão mais barato disponível para indústrias lá e provavelmente dominará a compra spot nesse mercado contra crescimentos estrangeiros menos competitivos.

Paquistão

De acordo com a Associação paquistanesa de Algodão, as chegadas de algodao local nas algodoeiras são 41,27% menores em relação ao ano passado (4,0 milhões de fardos vs 6,8 milhões de fardos). As chegadas estão em ambas as províncias, Sind e Punjab, percentual mais baixo. A safra deste ano deverá ser a mais curta em mais de 35 anos. Como consequência, as importações paquistanesas são para agosto 41.974 Tns (vs 3358 Tns no ano passado), setembro de 56.561 Tns (vs 2142 Tns no ano passado). Estas são as maiores importações de todos os tempos para estes meses, a fim de compensar o desastroso desenvolvimento das culturas. As importações terão um papel importante nesta temporada. E talvez nas próximas estações.

Depois de uma recuperação bastante robusta no setor têxtil paquistanês desde julho, os recentes bloqueios na Europa, juntamente com a desaceleração nos preços dos fios e um segundo pico de Covid-19 no Paquistão, levaram a um sentimento mais cauteloso ultimamente. No entanto, quase todos os setores têxteis continuam operando perto da capacidade e até agora não há cancelamento significativo de pedidos de varejistas ocidentais. No entanto, as indústrias estão mais atentas com sua abordagem aos negócios e se contentam em observar condições do que em se expor mais. No entanto, eles foram assegurados pela firmeza atual nos futuros da ICE e a maioria dos níveis de estoque e contratos anteriores estão precificados abaixo dos níveis atuais do mercado.

MERCADO ICE COTTON

Março teve uma excelente semana subindo 256 pontos para o maior fechamento ante o mês anterior, datando de dezembro de 2018, quando os fundos ignoraram em grande parte o custo para pagar o rolar para H21. Os preços negociados em uma faixa de 272 pontos entre 70,33 e 73,05 fechando bem perto do topo desta faixa. Com uma nova alta recente em uma base semanal de fechamento, isso é bom para novos aumentos nos preços do Algodão na próxima semana e é exatamente o que achamos que vai acontecer!

O relatório da CFTC COT mostrou que os fundos tinham ignorado em geral o custo para passar o contrato Z20 a H21. Até a última terça-feira, os fundos ainda mantêm uma “posição longa” líquida de 82.167 contratos. Isso significa que os fundos liquidaram menos de 5k de sua rede global nas últimas 2 semanas e é um pouco surpreendente para nós, à luz do fato do custo de rolagem e de uma crescente “ação certificada”.

Do lado “de baixa”, temos o que parece uma recessão “dupla”, depois que o aumento dos casos e mortes do COVID fez com que a Europa e os EUA fechassem novamente. Isso acabou com as esperanças de uma continuação da forte recuperação que testemunhamos no final do verão, com as indústrias agora relatando ordens mais lentas ou atrasadas.

Por um lado, vemos o aumento dos suprimentos à medida que as culturas do Hemisfério Norte estão se movendo, enquanto, por outro lado, há uma desaceleração da demanda devido à crise de saúde em curso. Embora isso deva levar à pressão dos preços, o mercado tem sido até agora bastante resiliente.

Há várias forças de contra consumo que estão mantendo está aparente pressão de abastecimento sob controle. Por um lado, os EUA, o Brasil e a Índia – os três principais exportadores responsáveis por 29,6 milhões de fardos ou 70% das exportações globais – não estão atualmente descontando suas ofertas.

Além da falta de pressão de oferta, temos vários fatores externos que estão apoiando nosso mercado. Há o dólar americano, que vem perdendo terreno constantemente, não apenas contra o Euro ou o Iene japonês, mas também contra moedas de mercados emergentes. O Yuan chinês, a rupia indiana e o peso mexicano viram suas moedas se fortalecerem nos últimos meses e com a dívida nos EUA subindo mais rapidamente em relação a outras economias, essa tendência provavelmente continuará.

Em resumo, o mercado quebrou acima das altas de janeiro e parece provável que alguns sigam através da compra na próxima semana que poderia levá-lo para os 70 cents médios a altos e provavelmente ser alimentado por compras adicionais de fundos. Consideramos que uma abordagem de venda de escala deve ser mantida caso os preços possam atingir os 70 cents mais altos e aproveitar os preços atuais.